fbpx
  • Nenhum produto no carrinho.

Mapa registra 39 defensivos agrícolas genéricos, sendo 14 produtos de controle biológico

Mapa registra 39 defensivos agrícolas genéricos, sendo 14 produtos de controle biológico

O Ato n° 19 de 07 de abril de 2021 da Secretaria de Defesa Agropecuária do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas e Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins, do MAPA, publicado nesta terça-feira (13) no Diário Oficial da União traz o registro de 39 defensivos agrícolas genéricos que poderão ser usados pelos agricultores, os chamados produtos formulados. Entre os produtos registrados, 14 são considerados de baixo impacto, sendo 05 destes direcionado para agricultura orgânica.

Os produtos genéricos, são caracterizados por utilizarem ingredientes ativos já registrados anteriormente no país, sendo de grande importância, pois, reduzem a concentração do mercado de defensivos e aumenta a concorrência.

Dentre os 14 produtos direcionados para o controle biológico, cinco são caracterizados como produtos fitossanitários aprovados para a agricultura orgânica, registrados com base em Especificação de Referência (ER), sendo, portanto, usados em qualquer cultura com ocorrência dos alvos biológicos e indicados tanto para os cultivos orgânicos quanto para os convencionais.

A inibição radial do crescimento de um fungo patógeno de planta por um Bacillus sp. em uma placa de ágar. Foto de: Scot Nelson (in: https://www.flickr.com)

Dos produtos registrados na data de hoje, quatro deles são compostos por microrganismos como a Beauveria bassiana, Bacillus thuringiensis, Bacillus velezensis, Bacillus subtilis, agentes microbiológicos de controle de pragas que atacam os cultivos brasileiros. Outros cinco são hormônios e baculovirus. Outros cinco produtos registrados são destinados à agricultura orgânica, sendo esses à base de Terra Diatomácea, Beauveria bassiana, Bacillus e Baculovirus.

Os cinco produtos fitossanitários aprovados para a agricultura orgânica foram registrados com base em Especificação de Referência (ER). Os produtos registrados com base em especificações de referência podem ser usados em qualquer cultura com ocorrência dos alvos biológicos e são indicados tanto para os cultivos orgânicos quanto para os convencionais.

Foram registrados nove produtos que incluíram pelo menos uma cultura de suporte fitossanitário insuficiente (CSFI), com destaque para dois produtos um à base de mancozebe e outro à base de Difenoconazol. A ambos obtiveram o registro já contando 21 CSFI.

As culturas de suporte fitossanitário insuficiente são culturas que possuem poucos produtos registrados para o controle de pragas, o que dificulta o manejo fitossanitário adequado por parte dos produtores.

Em relação aos produtos biológicos, analista de dados e pesquisador do Grupo Esperança Rural prof DSc Otávio Luz, ressalta que “os produtos biológicos em sua maioria possuem como indicação de uso para qualquer cultura com ocorrência do alvo biológico, não se limitando à uma cultura agrícola especifica. Trata-se a revolução da agricultura mundial e será uma das mais viáveis práticas de cultivos agrícola, por promover menor impacto ao meio ambiente, ser de maior eficiência no controle de pragas, reduzir custos de produção além de promover aumento de produtividade”.

Abaixo segue a lista completa dos produtos biológicos registrado pelo MAPA neste Ato, listado em Tabela criada pelo Portal dos Biológico no Brasil, parceiro do Grupo Esperança Rural.

 

ID Registro Marca Comercial Titular do Registro Nome Químico/ Agente Biológico Nome Comum Observação
5-a INGRAIN. Sumitomo Chemical do Brasil Representações Ltda.- São Paulo/SP.

 

(2Z,4E)-5-[(1S)-1-hydroxy-2,6,6-trimethyl-4-oxocyclohex-2-en-1-yl]-3-methylpenta-2,4-dienoic acid.

 

Ácido Abscísico.  
6-a REVEL. De Sangosse Agroquímica Ltda.- Ibiporã/PR.

 

N6-furfuryladenine; Ácido(3S,3aS,4S,4aS,7S,9aR,9bR,12S)-7,12-dihidroxi-3-metil-6-metileno-2-oxoperhidro-4a,7-metano-9b,3-propeno[1,2-b]furan-4-carboxílico; 4-(indol-3-yl)butyric acd. Cinetina; Ácido Giberélico; Ácido 4-Indol-3-Ilbutírico.  
7-a BACULONAT SF Bionat Soluções Biológicas Ltda.- Olímpia/SP. Spodoptera frugiperda multiple nucleopolyhedrovirus (SfMNPV Agente biológico Fitossanitário com Uso Aprovado para a Agricultura Orgânica.
10-a ECO-ZONE. LEMMA Agronegócios Importação e Exportação Ltda- Campinas /SP. Bacillus thuringiensis var.aizawai. Agente biológico  
11-a SPODOVIR Andermatt do Brasil Soluções Biológicas Ltda.- Curitiba/PR. Spodoptera frugiperda multiple nucleopolyhedrovirus (SfMNPV). Agente biológico:

 

Produto Fitossanitário com Uso Aprovado para a Agricultura Orgânica
12-a KEEPDRY ORG. Irrigação Dias Cruz Ltda.- Santo André /SP.

 

Dióxido de Silício. Terra Diatomácea Produto Fitossanitário com Uso Aprovado para a Agricultura Orgânica
14-a ATAPLAN FMC Química do Brasil Ltda.- Campinas/SP. Bacillus velezensis isolado RTI301; Bacillus subtilis isolado RTI477 Agente Biológico  
15-a ISCAlure BW 60. Isca Tecnologias Ltda- Ijuí/RS.

 

(1R-2S)-1-Methyl-2-(1-methylethenyl) cyclobutaneethanol (CA) ;(Z)-2-(3,3-Dimethylcyclohexylidene) ethanol (CA) ;(E)-(3,3-Dimethylcyclohexylidene) acetaldehyde (CA) ; (Z)-(3,3-Dimethylcyclohexylidene) acetaldehyde (CA). Grandlure.  
19-a BOVEN. Biota Innovations Industria e Comercio de Bioprodutos Ltda.- Uberaba/MG. Beauveria bassiana isolado IBCB 66. Agente Biológico Produto Fitossanitário com Uso Aprovado para a Agricultura Orgânica.

 

24-a BioBac-t. Vital Brasil Chemical Ind. e Com. Prod. Químicos Ltda. – Barretos/SP Bacillus thuringiensis, var. kurstaki isolado HD-1 (S1450). Agente Biológico Produto Fitossanitário com Uso Aprovado para a Agricultura Orgânica
25-a LTB-001. Nutrien AG Solutions Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas Ltda.- Itapetininga/SP. N6-furfuryladenine ; 4-(indol-3-yl) butyric acid. Cinetina; Ácido 4-Indol-3-Ilbutírico  
26-a LTB-001A. Nutrien AG Solutions Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas Ltda- Itapetininga/SP. N6-furfuryladenine ; 4-(indol-3-yl) butyric acid. Cinetina; Ácido 4-Indol-3-Ilbutírico.  
27-a NEMATROP Biotrop Soluções Biológicas Ltda. Bacillus subtilis, isolado CNPSo 2657 Agente Biológico  
32-a FlyControl WP Simbiose Indústria e Comércio de Fertilizantes e Insumos Microbiológicos Ltda. Beauveria bassiana ,Simbi BB 15 Agente Biológico  

 

Fonte:

imprensa@agricultura.gov.br

Portal dos Biológicos no Brasil

13/04/2021
Grupo Esperança Rural © Limeira e Luz Ltda. Todos os Direitos Reservados.