fbpx

Como calcular quantos bovinos uma pastagem suporta?

Para atender a uma dúvida crescente entre os pecuaristas do Brasil, O Grupo Esperança Rural elaborou um conteúdo informativo sobre como calcular quantos bovinos uma pastagem suporta, ou seja, qual a capacidade de suporte do pasto ?

No vídeo abaixo, a nossa consultora técnica Thaís Freitas explica detalhado, uma maneira fácil de se encontrar essa informação importante.

A capacidade de suporte do pasto indica quantos animais (taxa de lotação) cabe em uma determinada área da pastagem e por um determinado tempo. Ela é expressa em UA/ha. Cada Unidade Animal equivale à 450 kg de Peso vivo.

Para se calcular, devemos realizar quatro equações simples.

A 1ª equação refere-se à:

  • Quantidade de Massa seca da pastagem (kg/ha) = Forragem verde em 1 metro quadrado x 10.000 x 0,25.

Para isso, temos que antes, estimarmos a massa de forragem de um determinado pasto, cortando-se (na altura de pastejo recomendado da Pastagem), pesando-se a forragem obtida dentro da área de solo da pastagem.

Vale ressaltar que quanto maior o número de amostras para se calcular a média, mais representativa será o resultado.

O valor de 10.000 refere-se à área de 01 hectare. Já o valor de 0,25 refere-se à conversão da matéria verde em matéria seca, considerando que, as forragens possuem entre 22 e 28 % de Massa seca em sua massa verde. Assim, consideramos o valor 25 % para o cálculo.

A 2ª equação refere-se à:

Forragem disponível e consumida (kg/ha) = Massa seca da pastagem x 0,7 x 0,5.

Mas antes, temos que sabermos o quanto de forragem disponível deverá ser efetivamente consumida pelo animal. Para isso, estimamos a eficiência de pastejo, percentual este normalmente varia entre 0,2 (80% de eficiência de pastejo) a 0,7 (30%), o qual depende, da época do ano, fertilidade do solo, qualidade bromatológica da forragem, entre outros.

Nesse sentido, o valor intermediário de 0,5, ou seja, 50% de eficiência de pastejo, é geralmente utilizado, ou seja, de toda a quantidade de forragem disponível a ser consumida na área, apenas metade dela, o animal conseguirá consumir, sendo a outra parte, caracterizada como resíduo.

A 3ª equação, refere-se à:

Quantidade de consumo de forragem por uma unidade animal em um determinado período (kg/UA/período) = Consumo diário x período.

Para isso, precisamos entender que uma UA equivale à 450 kg de peso vivo e que o consumo médio animal gira em torno de 2,5% por quilo de peso vivo.

Assim, cada unidade animal, consome ao dia, 11,25 kg de massa seca da forragem.

Por fim, encontraremos a equação 4, que se refere à:

Capacidade de suporte da pastagem (UA/ha), obtida através da divisão da Equação 2 pela Equação 3

Assim dividiremos a quantidade total de forragem disponível e consumida (kg/ha) da área, pelo Consumo de forragem pelos animais no período de ocupação definido.

Vale ressaltar que o cálculo acima é teórico e que cada produtor deve estar atendo às diferentes respostas das forrageiras, mediante a cada condição edafoclimática de cultivo, no qual, o ajuste da taxa de lotação (capacidade de suporte da pastagem) deve ser sempre acompanhado.

De acordo com o pesquisador e analista de dados do Grupo Esperança Rural, o Prof. DSc Otávio Luz, “para se ter uma boa estimativa, deve-se avaliar o sistema como todos, seja rotacionado intensivo, seja semi-intensivo ou extensivo, de modo, que para os rotacionados, a escolha correta do número de piquetes, tamanho, período de ocupação e período de descanso, seja harmônico para as condições de desenvolvimento da pastagem”.

Exemplo de um cálculo:

Pastagem com o Zuri.

A média de quatro coletas de 1 metro quadrado, obtivemos 1200g de massa verde.

1,2 x 10.000 x 0,25 = 3.000 kg/ha (Massa seca em 1 ha – Equação 1).

3.000 x 0,7 x 0,5 = 1.050 kg/ha (Forragem disponível e consumível em 1 ha – Equação 2).

11,25 x 04 = 45 kg/UA/04 dias de ocupação (Consumo de forragem por uma UA em 04 dias – Equação 3).

1.050 ÷ 45= 23 UA/ha (Capacidade de suporte da pastagem durante 04 dias – Equação 4).

Portanto, a capacidade estimada de suporte dessa pastagem, durante 04 dias, seria 23 UA/ha.

 

Fonte:

DIAS-FILHO, Moacyr B. Formação e manejo de pastagens. Embrapa Amazônia Oriental-Comunicado Técnico (INFOTECA-E), 2012.

top
Desenvolvido por © Limeira e Luz LTDA. Todos os Direitos Reservados.