fbpx

Geolocalização e Demarcação de um Lote Urbano

Porque demarcar seu terreno?

 

É necessário a demarcação do terreno para que o proprietário e os vizinhos tenham conhecimento dos limites de suas propriedades, e assim o proprietário possa construir o muro e sua casa, sem ultrapassar para o lote vizinho ou adentrar calçadas e ruas, o quê, poderá ocasionar transtornos financeiros e judiciais.

Há situações em que o proprietário não sabe localizar o seu terreno, necessitando, portanto, do auxílio de profissionais, para que através de certidões de compra e venda, escrituras ou plantas descritivas, consigam geolocalizar o seu lote. O profissional habilitado está capacitado a verificar os documentos do proprietário e consultando os órgãos competentes, pode-se obter as coordenadas geográficas ou memorial descritivo, e fazer a demarcação do lote com equipamentos preciso, definindo assim, os limites do terreno através de marcos/estacas, assegurando a exatidão da localização do terreno no município. Isso também pode ser feito, através de plataformas topográficas que apresentem o mapeamento do seu loteamento ou município (Figura 1).

Figura 1: Cidade de Gurupi- TO Fonte: Topovison

Na figura 2, podemos verificar um Loteamento na cidade de Gurupi-TO, com suas quadras, bairros e logradouros previamente planejados, porém, com a maioria dos lotes, ainda não edificados.

Figura 2: Loteamento Cidade Industrial Fonte: Topovison

A figura 3 apresenta casas que foram construídas sem verificarem as suas reais geolocalizações, devido às suas demarcações dos limites do terreno, serem feitas de maneiras equivocadas, tendo como consequência, a edificação do imóvel em uma via do respectivo loteamento.

Figura 3: Construções irregulares Fonte: Topovison

Pensando nesta e outras situações referentes ao cadastramento e georreferenciamento de imóveis Urbanos, o Grupo Esperança Rural trabalha com geotecnologias capazes de solucionar esse e outros equívocos, como o uso de Drones, GPS Geodésico, Plantas topográficas e métodos de restituição de matrículas de loteamentos.

05/11/2021
top
Desenvolvido por © Limeira e Luz LTDA. Todos os Direitos Reservados.